Análise da produção científica sobre o tema agricultura, agricultura orgânica e ergonomia, em teses e dissertações defendidas na Unesp, Unicamp e Usp, 1990 - 2010

Postado por Proega Proega em quinta, outubro 18, 2012 Em: Nogueira, N.S; Santos, T.H.O; Paulo M.C.C

Naiara Souza Nogueira[1]

Tamara Helena de Oliveira Santos[2]

Maria Carolina Costa de Paulo[3]


RESUMO
A avaliação da produção científica torna-se relevante para identificar tendências, acompanhar e avaliar a produção científica, a fim de fazer direcionamentos quanto às áreas que careçam de financiamentos e/ou mais pesquisas.            Neste artigo o objetivo foi mapear a produção científica e formar um banco de dados relativo aos temas agricultura, agricultura orgânica e ergonomia em três universidades paulistas: Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Universidade de São Paulo (Usp), com o intuito de construir um panorama quantitativo geral dos trabalhos publicados sobre os temas citados, a partir da análise de teses e dissertações defendidas no período de 1990 a 2010, selecionadas através da busca de palavras-chaves nas bibliotecas digitais.

A partir da quantificação das produções científicas foi observado que houve um aumento significativo da quantidade  de trabalhos produzidos no decorrer das útimas duas décadas, referente aos três temas abordados, mostrando o quanto esses temas tornaram-se recorrentes no meio científico e, consequentemente, importantes para a sociedade
. Todavia, ainda há considerações a serem feitas: uma delas com relação  aos variados enfoques que os trabalhos são desenvolvidos, ou seja, a agricultura e a ergonomia representam um universo grande a ser investigado e, por isso, diversos aspectos são explorados; e outra, é o fato de ter havido um crescimento na quantidade de trabalhos, como já foi citado, porém não em número suficiente para suprir todas as demandas. Em suma, o crescimento mostra que essas linhas de estudo tornaram-se ainda mais importantes, mas que também há um longo caminho a ser percorrido. Por fim, espera-se que esse trabalho sirva de apoio e incentivo para novas pesquisas nas três áreas analisadas.

[1] Graduanda em Gestão de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: naiara.nogueira@fca.unicamp.br.

[2] Graduanda em Gestão de Comércio Internacional pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: tamara.santos@fca.unicamp.br.

[3] Graduanda em Gestão do Agronegócio pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: maria.paulo@fca.unicamp.br.

Em: Nogueira, N.S; Santos, T.H.O; Paulo M.C.C 


Tags: "produção científica" agricultura "agricultura orgânica" ergonomia 
blog comments powered by Disqus

Outros Artigos para Download

Programa Mais Alimentos .pdf Programa Mais Alimentos .pdf
Tamanho : 246,019 Kb
Tipo : pdf
COPAS - Cooperativa de São Sebastião - DF.pdf COPAS - Cooperativa de São Sebastião - DF.pdf
Tamanho : 467,343 Kb
Tipo : pdf
Agriturismo_como_modelo_de_negócio.pdf Agriturismo_como_modelo_de_negócio.pdf
Tamanho : 180,458 Kb
Tipo : pdf
blog comments powered by Disqus

Crie um site gratuito com o Yola